Exames

Exames disponíveis na Maxprev

TESTADO DE SAÚDE OCUPACIONAL

Consulta clínica realizada por médico do trabalho que avalia e constata o estado de saúde do trabalhador, verificando se o mesmo está apto ou não para realizar suas atividades na empresa, de acordo com a função e exames pertinentes. O ASO é realizado:

  • ADMISSIONAL (ao ser contratado)
  • PERIÓDICO (anualmente ou de acordo com o PCMSO)
  • MUDANÇA DE FUNÇÃO (quando sua função é alterada)
  • RETORNO AO TRABALHO (após afastamento de suas funções)
  • DEMISSIONAL (ao deixar a empresa)

LABORATORIAIS

Análise Clínica ou Exame laboratorial é o conjunto de exames e testes realizados em laboratórios de análises clínicas por biólogos, bioquímicos, biomédicos, farmacêuticos, dentistas ou médicos, visando um diagnóstico ou confirmação de uma patologia ou para um check-up (exame de rotina).


DNA

O teste de paternidade de DNA é uma metodologia molecular utilizada para determinar se dois indivíduos possuem vínculo biológico ou não, comparando as sequências de DNA (alelos) entre eles.


TOXICOLÓGICO

usado na detecção do consumo de substâncias psicoativas (drogas) em uma larga janela de detecção, alcançando um período mínimo de 90 dias.


PREVENTIVO

O exame preventivo feminino, esfregaço cervicovaginal, colpocitologia oncótica cervical ou simplesmente teste de Papanicolau, é um exame ginecológico de citologia cervical, realizado como prevenção ao câncer do colo do útero (principalmente causado pelo papilomavírus humano, ou HPV).


ACUIDADE VISUAL

A forma mais simples de diagnosticar um déficit de visão é a aferição da acuidade visual com a Escala de Sinais de Snellen. Este exame consiste em ler linhas de letras cujo tamanho vai diminuindo e as quais estão penduradas a uma distância padronizada da pessoa a ser testada.


AUDIOMETRIA

A audiometria é um exame que avalia a audição e deve ser realizado pelo profissional especializado: fonoaudiólogo. O paciente, no interior de uma cabine, é testado para sua audição. O resultado é expresso em um audiograma, que é um gráfico que revela as capacidades auditivas do paciente
Os principais tipos de audiometria são:

  • Audiometria tonal, que é considerado um teste subjetivo para avaliar o grau e o tipo de perda auditiva
  • Audiometria vocal, que pesquisa a capacidade de compreensão da fala humana.

ELETROENCEFALOGRAMA

EEG é um método de monitoramento eletrofisiológico que é utilizado para registrar a atividade elétrica do cérebro


ELETROCARDIOGRAMA

ECG é a reprodução gráfica da atividade elétrica do coração durante o seu funcionamento, registada a partir da superfície do corpo


ESPIROMETRIA

É um exame do pulmão, também conhecido como Prova de Função Pulmonar, Prova Ventilatória ou Exame do sopro. A espirometria permite o registro de vários volumes e dos fluxos de ar. Em linhas gerais, a espirometria mede a velocidade e a quantidade de ar que um indivíduo é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões.


ULTRASSONOGRAFIA E DOPPLER

A ultrassonografia ou ecografia é um método diagnóstico muito recorrente na medicina moderna que utiliza o eco gerado através de ondas ultrassônicas de alta frequência para visualizar, em tempo real, as estruturas internas do organismo. Por meio de uma ultrassonografia com doppler, o médico é capaz de ver o fluxo sanguíneo nos principais vasos.


AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

A avaliação psicológica diz respeito a um procedimento de levantamento de informações a respeito de um paciente ou cliente, com o propósito de tomada de decisão, podendo ser avaliadas características como inteligência, personalidade, interesse, entre outros.


TESTE DE EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO MOTORA

É um teste clínico amplamente usado para as habilidades de equilíbrio estático e dinâmico de uma pessoa.


QUESTIONÁRIO EPWORTH

Teste que avalia a escala de sonolência utilizando situações monótonas comuns como indicadores para identificar sonolência excessiva ou mórbida.


RAIO X

É um procedimento para diagnóstico médico. Ele é feito usando radiação ionizante, que utiliza os raios X para gerar uma imagem médica (radiografia) de diferentes partes do corpo humano.


BIOIMPEDÂNCIOMETRIA

A Bioimpedanciometria é um teste muito rápido de ser realizado. Ele é indolor, não invasivo, que não emite radiação, analisa a composição corporal de uma pessoa através da emissão de correntes elétricas de baixa amplitude e alta frequência que permitem mensurar os componentes resistência (R), reatância (Xc), impedância (Z) e ângulo de fase com grande precisão e sem transmitir choques.
Nossa Bioimpedância é realizada com o equipamento mais moderno da cidade o InBody 270 com indicadores mais fidedignos para avaliar o corpo.